Diorama Movie Awards 2011 – Parte IV

Elenco

O ponto mais alto de Minhas Mães e Meu Pai não poderia deixar de ser reconhecido aqui. Além de performances individuais ótimas do quinteto principal, há uma química muito boa entre eles, o que faz dessa família, apesar de incomum, natural. Obviamente o destaque é para o casal interpretado por Bening e Moore, mas os cinco entregaram atuações dignas de elogios.

Outros indicados: O Pequeno Nicolau, Preciosa, Sei Que Vou Te Amar e Tropa de Elite 2

Em 2010: Dúvida

Animação

Num ano excelente para as animações não houve outra mais sincera, sensível e emocionante que Mary e Max. O roteiro é algo acima do nível das animações “não-Pixar”, o que enquadra o longa não apenas entre as melhores animações do ano, mas também entre os melhores filmes. Pra mim, já é um clássico.

Outros indicados: Como Treinar Seu Dragão, Megamente, Ponyo e Toy Story 3

Em 2010: Valsa Com Bashir

Filme Nacional

Não vejo grande coisa no primeiro filme, mas a seqüência Tropa de Elite 2 deixa qualquer outro filme brasileiro lançado em 2010 no chinelo. José Padilha acertou em cheio ao sair um pouco da violência gratuita e colocar um propósito no longa, fazendo com que o filme não seja apenas uma espécie de documentário sobre o trabalho do BOPE, como no primeiro.

Outros indicados: Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos, As Melhores Coisas do Mundo, 400 Contra 1 e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo

Em 2010: À Deriva

Filme em Língua Estrangeira*

Não foram só as animações que tiveram um bom ano. O cinema estrangeiro nos entregou ótimos títulos, tanto que foi muito difícil escolher só cinco para essa categoria. Vencer é, por muito pouco, o meu favorito pelo roteiro bem trabalhado, pela direção precisa de Marco Bellocchio e, sobretudo, pela atuação arrebatadora da Giovanna Mezzogiorno. Um filme que se passa na I Guerra Mundial, já um clichê no cinema, mas que consegue impressionar. O importante é contar bem uma boa história, independente de qualquer coisa e isso foi excelentemente cumprido no longa.

Outros indicados: Eu Matei Minha Mãe, A Fita Branca, O Profeta e O Segredo dos Seus Olhos

*exceto inglês

2 Comentários on “Diorama Movie Awards 2011 – Parte IV”

  1. Luis Galvão disse:

    Aaah. O Profeta é melhor que Vencer! heheh. De cima para baixo, dos indicados do elenco, adorei a lembrança a Pequeno Nicolau, super acertada para um filme genial. Animação eu já sabia que tu gostava muito de Mary & Max e já sabia que ia ganhar, mas acho que Toy Story 3 me marcou bastante. Viixe, 400 Contra 1 é muito ruim! Mas Tropa de Elite 2 é ótimo ótimo. E não vou dizer de novo que O Profeta é o melhor filme de 2010.

  2. stophollywood disse:

    Olá, relamente gostei do seu blog. Adoro cinema, clássicos e afins.

    Tenho um blog sobre cenas de filmes e séries:
    http://stophollywood.wordpress.com – Acesse!

    Estou buscando parcerias.

    Obrigado!


Deixe um comentário

