Oscar 2011: Comentando os indicados – Parte I

Com esse, dou início a uma série de posts onde comentarei os indicados ao Academy Awards que acontecerá no próximo dia 27. Entre parênteses, está o número de acertos com base nos meus palpites. Sem mais, vamos às primeiras categorias:

 

Trilha Sonora Original (4/5)

– 127 Horas

– Como Treinar Seu Dragão

– O Discurso do Rei

– A Origem

– A Rede Social

 

Nenhuma surpresa nessa categoria, os cinco indicados já eram esperados, talvez a única dúvida fosse entre as trilhas de Como Treinar Seu Dragão e Alice no País das Maravilhas. Alexandre desplat já fez trilhas melhores, mas indicar O Discurso do Rei a 12 categorias e não incluir sua trilha seria meio absurdo mesmo. Acredito que A Rede Social e A Origem sejam os favoritos e que ambos possuem a mesma chance de vencer. Apostarei na minha favorita, sem descartar a do filme do Fincher.

 

Leva: A Origem

Pode levar: A Rede Social

Deveria levar: A Origem

Faltou: Alice no País das Maravilhas

 

 

Canção Original (3/4)

– “Coming Home”, de Country Song

– “If I Rise”, de 127 Horas

– “I See The Light”, de Enrolados

– “We Belong Together”, de Toy Story 3

 

A categoria mais bagunçada do Oscar esse ano está imprevisível, até pelo fato da canção de Burlesque vencedora do Globo de Ouro, cada dia menos influente, estar ausente. Das quatro, prefiro de longe “We Belong Together”, mas não acredito em sua vitória, e por mais que também goste bastante de “Coming Home”, é outra que não vejo vencendo. “If I Rise” me parece impossível e, dessa forma, só me resta apostar na Disney.

 

Leva: “I See The Light”, de Enrolados

Pode levar: “Coming Home”, de Country Song

Deveria levar: “We Belong Together”, de Toy Story 3

Faltou: “You Haven’t Seen The Last of Me”, de Burlesque

 

 

Mixagem de Som (2/5)

– Bravura Indômita

– O Discurso do Rei

– A Origem

– A Rede Social

– Salt

 

É uma pena que o trabalho excelente de mixagem de Como Treinar Seu Dragão tenha ficado de fora. Assim, devido à importância do trabalho na parte de Som nos westerns e ao fato de que realmente houve um excelente trabalho técnico dando suporte aos Coen, acredito em Bravura Indômita para essa categoria de mixagem, mas não me surpreenderia numa vitória de A Origem ou até O Discurso do Rei. E é em indicações desnecessárias como a de A Rede Social aqui que devemos ficar de olho. Pode ser um sinal de supervalorização que terminará num Oscar na categoria principal.

 

Leva: Bravura Indômita

Pode levar: A Origem

Deveria levar: Bravura Indômita

Faltou: Como Treinar Seu Dragão

 

 

Edição de Som (2/5)

– Bravura Indômita

– Incontrolável

– A Origem

– Toy Story 3

– Tron – O Legado

 

Esperava Tron em mixagem principalmente, mas acabou ficando apenas com sua edição de som indicada. Vejo Bravura Indômita mais uma vez forte nessa categoria, mas quem deve levar aqui é A Origem. As animações são sempre consideráveis em edição de som, mas dessa vez Toy Story 3 me parece não ameaçar os demais concorrentes, já que muito ali já foi mostrado nos filmes anteriores da franquia.

 

Leva: A Origem

Pode levar: Bravura Indômita

Deveria levar: A Origem

Faltou: Como Treinar Seu Dragão

 

 

Montagem (4/5)

– 127 Horas

– Cisne Negro

– O Discurso do Rei

– A Rede Social

– O Vencedor

 

São listas como essa que fazem muita gente se revoltar com a AMPAS. A ausência de A Origem aqui chega a ser um pecado e muito provavelmente isso pesará no dia do juízo final para os votantes. Fingindo esquecer disso, me resta apostar em O Discurso do Rei aqui, deixando A Rede Social como alternativa, já que Cisne Negro e 127 Horas possuem trabalhos bons, mas inferiores ao dos dois favoritos da premiação e O Vencedor foi uma previsível pegadinha do Malandro que deve terminar com a indicação apenas.

 

Leva: O Discurso do Rei

Pode levar: A Rede Social

Deveria levar: O Discurso do Rei

Faltou: A Origem

Anúncios

5 Comentários on “Oscar 2011: Comentando os indicados – Parte I”

  1. Embora não tenha fechado minhas previsões de vitórias, elas não se distanciam muito das suas. O problema é que essa temporada de premiações está sendo diferente de tudo que já foi visto, e é difícil ter alguma certeza em várias categorias. E, pior para mim, não vi muitos dos filmes indicados. Então: em trilha, penso o mesmo, com algum risco de Desplat vencer, o que para mim indicaria uma lavada de prêmios para o filme; em canção, eu queria que “If I Rise” vencesse, mas aqui vou chutar (mesmo) na Pixar; em mixagem, tivemos BRAVURA INDÔMITA vencendo há pouco o CAS Award, o que pode ser algum sinal, mas aqui discordo muito sobre o que você disse sobre A REDE SOCIAL não merecer a indicação, pois ele era um dos mais certos a ser indicado, tem altas chances de vencer nessa categoria e, afinal, o trabalho de som é excelente (SALT, ao contrário do que o título indica, é insosso, e poderia ter dado lugar a obras mais merecedoras, e A ORIGEM é espetacular e no qual eu aposto); edição de som precisa ir para A ORIGEM; e montagem vai para A REDE SOCIAL (não tem como pensar em outro a essa altura, venceu o ACE Eddie e o BAFTA; mas se O DISCURSO DO REI for arrebatar tudo, precisa levar aqui).

  2. Luis Galvão disse:

    Bons palpites e boas colocações sobre as principais faltas desse ano (A montagem está ficando hilária, já que ano passado também não indicaram a melhor da temporada que foi Amor Sem Escalas). Queria um Oscar para Desplat, mas não pelas trilhas desse ano. As outras, devem se coroar no domingo mesmo.

  3. Houldine Nascimento disse:

    Eu senti falta da indicação de Cisne Negro na categoria trilha original. Sinceramente, não entendi a justificativa da Academia de ter desclassificado porque se baseia na obra Tchaikovsky. Se for assim, O Discurso do Rei não devia estar aí também, afinal de contas tem Beethoven.

  4. Mateus, acho que o principal trabalho de mixagem de som em A Rede Social é nos diálogos e isso não me impressiona de nenhuma maneira, mesmo sendo um bom trabalho. Até prefiro o de Salt a esse. Montagem não vejo outro vencendo que não A Rede Social e O Discurso do Rei. Apostei em O Discurso do Rei por achar que esse é o favorito e sabemos que essa categoria é de suma impotância para uma vitória em Melhor Filme, veja que os cinco estão indicados também na categoria principal, e os dois que disputam o favoritismo nessa categoria também o disputam em Melhor Filme.

    Luis, a Academia está vacilando mesmo com os trabalhos de Montagem. E o Desplat está entre meus compositores favoritos no cinema atual, mas estou contigo e acho que ele não merece vencer por esse trabalho em O Discurso do Rei.

    Houldine, a Academia é sempre rigorosa nesse aspecto e até acho que a trilha de Cisne Negro é excelente, mas pouco original para a categoria. Em O Discurso do Rei vemos um trabalho mais original nas composições do que em Cisne Negro, mesmo com Beethoven.

    Abraço.

  5. Hervey disse:

    Embora não tenha fechado minhas previsões de vitórias, elas não se distanciam muito das suas. O problema é que essa temporada de premiações está sendo diferente de tudo que já foi visto, e é difícil ter alguma certeza em várias categorias. E, pior para mim, não vi muitos dos filmes indicados. Então: em trilha, penso o mesmo, com algum risco de Desplat vencer, o que para mim indicaria uma lavada de prêmios para o filme; em canção, eu queria que “If I Rise” vencesse, mas aqui vou chutar (mesmo) na Pixar; em mixagem, tivemos BRAVURA INDÔMITA vencendo há pouco o CAS Award, o que pode ser algum sinal, mas aqui discordo muito sobre o que você disse sobre A REDE SOCIAL não merecer a indicação, pois ele era um dos mais certos a ser indicado, tem altas chances de vencer nessa categoria e, afinal, o trabalho de som é excelente (SALT, ao contrário do que o título indica, é insosso, e poderia ter dado lugar a obras mais merecedoras, e A ORIGEM é espetacular e no qual eu aposto); edição de som precisa ir para A ORIGEM; e montagem vai para A REDE SOCIAL (não tem como pensar em outro a essa altura, venceu o ACE Eddie e o BAFTA; mas se O DISCURSO DO REI for arrebatar tudo, precisa levar aqui).
    +1


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s