10 Atuações Femininas dos anos ’00

Aconteceu recentemente a escolha das melhores atuações da década segundo os membros da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos. Como integrante ativo da sociedade, também participei da votação e fiquei muito feliz em ver que minhas 10 atuações femininas haviam sido selecionadas para a segunda fase de votação e algumas até chegaram ao Top 10. Nesse post, listo quais foram as 10 atrizes que selecionei como sendo minhas favoritas e no próximo post listo as masculinas. Lembrando que a lista diz respeito ao meu gosto somente, até porque se essas fossem as 10 melhores performances da década, implicaria em eu ter assistidos todos os filmes da década, o que não foi o caso. Foram consideradas quaisquer atuações em filmes de qualquer nacionalidade que estrearam de 2000 a 2009 em seu país de origem. Também limitei um trabalho por atriz. Enjoy it:

 

10. Penélope Cruz, por Vicky Cristina Barcelona (2008)

 

 

09. Helen Mirren, por A Rainha (2006)

 

 

08. Naomi Watts, por 21 Gramas (2003)

 

 

07. Halle Berry, por A Última Ceia (2001)

 

 

06. Nicole Kidman, por As Horas (2002)

 

 

05. Julia Roberts, por Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento (2000)

 

 

04. Julianne Moore, por As Horas (2002)

 

 

03. Felicity Huffman, por Transamérica (2005)

 

 

02. Marion Cotillard, por Piaf - Um Hino Ao Amor (2007)

 

 

01. Meryl Streep, por Dúvida (2008)

 

Menções honrosas: Hermila Guedes (O Céu de Suely), Sally Hawkins (Simplesmente Feliz), Melissa Leo (Rio Congelado), Audrey Tautou (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain) e Kate Winslet (O Leitor).

7 Comentários on “10 Atuações Femininas dos anos ’00”

  1. Penelope Cruz? Halle Berry? Bom, como é uma lista muito pessoal, sinto a falta da Kate Winslet!

  2. Nossa lista tá completamente diferente. Mas adorei ver Meryl em primeiro.

  3. Wally disse:

    Bela lista. Só lembraria de Charlize Theron em “Monster”. E Kate, claro.

  4. AMO a Meryl Streep, ela é minha atriz favorita, adoro “Dúvida” e tudo mais… Porém, não sei o que enxergam de tão especial nela como Aloysius Beauvier. Quer dizer, ela está ótima e tem ótimos momentos, mas nunca que eu a colocaria entre as atuações da década. Meryl por Meryl, prefiro em “O Diabo Veste Prada” ou até mesmo “As Horas”. De resto, adorei sua lista, onde minha única ressalva fica com Julia Roberts.

  5. E Kate Winslet em O Leitor?

    • Cleber, qual o problema com a Penelope Cruz?! Ainda fiquei na dúvida se colocava-a por Volver ou por esse de tão excelente que ela é.

      Robson, é, são muitas atuações para as listas ficarem iguais, né? rsrs Meryl Streep esmaga qualquer um e em Dúvida não foi diferente.

      Wally, não vi Monster (shame on me), ainda que tenha visto algumas cenas e realmente a Charlize Theron está um monstro (desculpa o trocadilho infame. ^^

      Matheus, pois eu adoro-a em Dúvida. Acho que é o único papel à sua altura na década. Mesmo em As Horas, a atriz tem poucas oportunidades de mostrar seu talento e em O Diabo Veste Prada todo o sucesso de sua personagem se deve a ela mesma e não ao roteiro. Claro, até em Mamma Mia ela foi ótima, mas, pra mim, em Dúvida ela está imbatível.

      Cristiano, coloquei lá como menção honrosa. rsrs Gosto muito da atriz, acho-a magnífica em o Leitor, até a coloquei na lista no início, mas fui lembrando de outras que mereciam mais.

      Abraço.

  6. Andinhu disse:

    Cara vc já viu Réquiem para um Sonho?
    Ellen Burstyn tem a melhor atuação feminina que eu já vi. Incrível.
    Meryl Streep em Dúvida tbm é sensacional. E em Vicky eu escolheria Scarlet Johanson ao invés da Penélope Cruz.

    =D


Deixe um comentário

