Diorama Movie Awards 2010 – Parte I

Com essa seqüência de posts, intitulada ‘Diorama Movie Awards’, pretendo mostrar os meus favoritos de 2009 no Cinema, sendo divididos em 23 categorias. Por falta de tempo mesmo – e por achar que já está um tanto tarde para divulgar essa lista – me limitarei a um filme por categoria, deixando os demais indicados para uma outra oportunidade. Foram considerados filmes lançados oficialmente no Brasil entre 1/01/2009 até 31/12/2009, seja nos cinemas ou em DVD, para aqueles lançados direto em tal mídia. No caso especial de ‘Guerra Ao Terror’, considerei seu lançamento nos cinemas, o que não permitiu que o longa vencedor do último Oscar ficasse elegível aqui. Vamos às primeiras categorias:

'Avatar'

O trabalho técnico como um todo em ‘Avatar’ é de um nível jamais visto antes, a começar pelos efeitos, que não se limitam aos visuais, mas também aos sonoros. Uma sonoplastia impecável fez do longa de Cameron imbatível nesse aspecto.

"Jai Ho", de 'Quem Quer Ser Um Milionário?'

Contagiante, “Jai Ho” traz o clima de Bollywood à tona já no fim de ‘Quem Quer Ser Um Milionário?’. Não é a perfeição em forma de canção, mas, entre as elegíveis, fica em primeiro com certa vantagem.

"Married Life", de 'Up - Altas Aventuras'

Uma das melhores cenas do último ano foi trilhada por uma das melhores composições da década. “Married Life” colabora bastante para que as imagens possam transmitir a emoção necessária. Giacchino já se mostrou um excelente compositor e aqui atinge seu ápice.

'(500) Dias Com Ela'

A coletânea de ‘(500) Dias Com Ela’ se encaixa perfeitamente no longa, trazendo canções pertinentes à vida dos personagens. Ótimas canções, diga-se de passagem. Indo de Smiths a Regina Spektor, essa é uma daquelas coletâneas para se ouvir diversas vezes.

'Up- Altas Aventuras'

Como já foi dito, Giacchino já se mostrou um excelente compositor, seja com ‘Lost’ na TV ou em seus diversos trabalhos no Cinema. Ainda que 2009 tenha apresentado diversas trilhas brilhantes, não houve outra que tenha me agradado mais que a de ‘Up’.

7 Comentários on “Diorama Movie Awards 2010 – Parte I”

  1. Nunca é tarde para os melhores do ano haha. Gostei de suas escolhas, Avatar em Som e 500 Dias Com Ela em Coletânea eram escolhas óbvias, mas muito merecidas. Já em canção eu preferia ‘The Wrestler’ ou as músicas de Garota Infernal. Em trilha, respeito o trabalho do Giacchino, mas não seria minha trilha favorita (prefiro até a de Star Trek do próprio Giacchino). E adorei o layout das imagens!

    abs,

  2. Vinícius P. disse:

    Gostei bastante dos primeiros prêmios de sua lista, acho que mudaria pouca coisa (talvez em melhor canção escolheria “The Wrestler” – mesmo adorando “Jai Ho” – e em trilha original ficaria com “Fantástico Sr. Raposo”).

  3. Luis Galvão disse:

    Adoro premiações (seja ela em que época for, rsr). Gostei dos vencedores, em particular da coletânea de 500 Dias e da trilha de Giacchino.

  4. Jenson disse:

    Gostei dos vencedores no geral, mas, a trilha que mais me agradou, apesar de UP ser magnifica, foi mesmo a de Sherlock Holmes.

    • Fábio, gosto muito da trilha de Star Trek, talvez, se fosse mostrar cinco indicados, haveria uma dobradinha de Giacchino, mas eu ainda assim prefiro a de Up. Creio que a única que se aproximaria seria a de Mr. Fox.

      Vini, eu gosto de “The Wrestler”, mas acho o ritmo contagiante de “Jai Ho” bem interessante. Também gosto bastante da trilha de Mr. Fox, seria minha segunda opção, mas Up me agradou mais.

      Luis, a coletânea de (500) Dias Com Ela só se compara à de Watchmen, na minha opinião. Não tinha como fugir dessa escolha.

      Jenson, é outra ótima trilha mesmo essa de Sherlock Holmes. Como disse, 2009 apresentou várias trilhas brilhantes, às vezes até mesmo acontece de um compositor ter feito mais de uma trilha muito boa, como o próprio Giacchino, mas pra mim Up foi a melhor.

      Abração!

  5. Alexsandro, queria que o senhor também tivesse informado seus outros possíveis vencedores em cada categoria. Seria maior o número de críticas nos comentários. =P

    Sobre os vencedores, concordo com a vitória de “Avatar” em Som, me enjoei facilmente de “Jai Ho” – prefiro muito mais “O… Saya” -, AMO “Married Life”, preciso ouvir a coletânea de “(500) Dias Com Ela” e “Up- Altas Aventuras” ocupou a terceira colocação entre os meus favoritos de 2009 (gosto um pouco mais das trilhas de “A Partida” e “Arraste-me Para o Inferno”.

    Abraço!

  6. Matheus Rufino disse:

    Gostei das escolhas, o trabalho de som em Avatar é incrível mesmo. Não ouvi muitas outras canções, mas apesar de ser uma boa canção, acho Jai ho um pouco superestimada, Married Life embeleza o único momento realmente tocante de Up, e a trilha como um todo também é sensacional, gostei muito da de Sherlock Holmes também, acho-a incrível, mas confesso que acho muito difícil escolher entre as duas, então achei uma ótima escolha. A coletânea de 500 Dias com ela é impecável, tiveram outras excelentes também, como a de Lua Nova, mas a de 500 Dias é tão orgânica, fecha com o filme tão bem, que acho que não tem escolha melhor mesmo.


Deixe um comentário

