Comentando o Oscar 2010 – Parte IV

Nesta penúltima parte, comento as categorias de Roteiros e Coadjuvantes. Sem mais delongas:

Melhor Roteiro Adaptado (3/5)
– “Amor Sem Escalas
– “Distrito 9”
– “Educação”
– “In The Loop”
– “Preciosa”

A justa indicação de Distrito 9 só confirma que esse foi o ano que a Academia mais valorizou o sci-fi, mesmo que o longa tenha chances mínimas de vitória. Quem parece estar à frente é o Jason Reitman e seu Amor Sem Escalas, que teve seu roteiro como um dos pontos mais fortes do longa, além de que esta é a única categoria que o filme parece ser premiável. Preciosa, em menor escala, também tem alguma chance.

Leva: Amor Sem Escalas
Deveria levar: Distrito 9
Faltou: Star Trek

Melhor Roteiro Original (3/5)
– “Bastardos Inglórios”
– “Guerra Ao Terror”
– “Um Homem Sério”
– “O Mensageiro”
– “Up – Altas Aventuras”

Acho que a essa altura já não se pode mais excluir a Pixar desta categoria. Up chega aqui com menos chances de vencer do que seus antecessores, até pelo fato de dois dos grandes favoritos, Bastardos Inglórios e Guerra Ao Terror, estarem presentes, com a estatueta indo provavelmente para um deles. Bom ver os irmãos Coen presentes na lista, já que foram injustamente esquecidos no último ano por Queime Depois de Ler. Aposto no Tarantino, ainda que Guerra Ao Terror não fique atrás.

Leva: Bastardos Inglórios
Deveria levar: Um Homem Sério
Faltou: (500) Dias Com Ela

Melhor Atriz Coadjuvante (3/5)
– Penélope Cruz, por “Nine”
– Vera Farmiga, por “Amor Sem Escalas”
– Maggie Gyllenhaal, por “Coração Louco”
– Anna Kendrick, por “Amor Sem Escalas”
– Mo’Nique, por “Preciosa”

Ausência total de Bastardos Inglórios, mesmo com duas excelentes coadjuvantes – Diane Krueger e Mélanie Laurent – na corrida pela indicação. Bom para a Mo’Nique, que, se já era a favorita antes de ser indicada, agora não deixa espaço para nenhuma outra concorrente. Tomara que ela faça as pernas dessa vez para receber o prêmio.

Leva: Mo’Nique, por Preciosa
Deveria levar: Anna Kendrick, por Amor Sem Escalas
Faltou: Mélanie Laurent, por Bastardos Inglórios

Melhor Ator Coadjuvante (4/5)
– Matt Damon, “Invictus”
– Woody Harrelson, “O Mensageiro”
– Christopher Plummer, “The Last Station”
– Stanley Tucci, “Um Olhar do Paraíso”
– Christoph Waltz, “Bastardos Inglórios”

Tanto quanto a Mo’Nique é a favorita em Atriz Coadjuvante, Christoph Waltz é o favorito aqui. O ator realizou um trabalho de um nível tão elevado que não é possível imaginar qualquer outro coadjuvante como vencedor. Uma pena o Alec Baldwin não ter sido indicado, mas mesmo assim a categoria está muito boa.

Leva: Christoph Waltz, por Bastardos Inglórios
Deveria levar: Christoph Waltz, por Bastardos Inglórios
Faltou: Alec Baldwin, por Simplesmente Complicado

Anúncios

5 Comentários on “Comentando o Oscar 2010 – Parte IV”

  1. Yuri disse:

    Concordo em roteiro adaptado. Em original acho que quem leva é Hurt Locker e quem deveria era Bastardos Inglórios. Também senti faltar de 500 Dias Com Ela. Em atriz coadjuvante, acho que Mo’nique leva e deveria levar e faltou sim a Melanie. Em ator coadjuvante é fácil né… só não acho que o Alec Baldwin merecia, achei a seleção justa. Abraços!!

  2. Têffo disse:

    EEi, Alexsandro, blza? Assisti Up in the air e adorei o roteiro… realmente mto bom. Acabo achando meio q justo ainda que nao tendo assistido tds os filmes da lista. Ah, o Tarantino é um professor e tanto… acho merecido. Os Coen eu… não curto muito mas admiro seus pontos fortes em qualquer história (e o humor deles que é totalmente DELES, rs). Christoph Waltz é muuuito bom agora para atriz… meio sem opinião.
    Abrço e, valeu mesmo pela visita lá.

  3. Vinícius P. disse:

    Minha torcida vai para “Amor Sem Escalas”, “Bastardos Inglórios”, Vera Farmiga e Christoph Waltz nessas categorias, mas concordo com a maioria de seus palpites – só acho que “The Hurt Locker” leva entre os roteiros.

  4. L. Vinicius disse:

    Mesmo sendo bem demagogo, acho que a seleção do Globo de Ouro vai levar nas partes de roteiro, então acho que dá Bastardos Inglórios (original), e Amor sem Escalas (adaptado).

  5. Matheus Rufino disse:

    Pra falar a verdade eu acho que o roteiro de Preciosa nem devia ter sido indicado, muito confusamente adaptado, uma bagunça. Tava na torcida por Up In The Air, que merecia muito ter levado esse prêmio pela qualidade geral do filme, e a indicação de Distrito 9 foi uma grata surpresa, não discordo de você quando diz que merecia também, o roteiro é um dos grandes méritos do filme, ainda que o texto de Up In The Air chegue perto da perfeição em alguns momentos, aceitaria que ele fosse derrotado pelos ets. Roteiro Original foi outra categoria que tiraram 500 dias com elas pra colocar um trabalho bem inferior, Up tem uma história legalzinha, mas nem de longe tem um roteiro bem construído, torcia pra Bastardos Inglórios, aquele roteiro é uma coisa deliciosamente absurda, pra mim, a melhor coisa do filme [pois é, melhor até que a direção do Taranta]. Tu tá de brinks que a Anna Kendrick deveria levar no lugar do Mo’nique, né?! O caso dela era como o do Waltz, tava anos luz de distância dos demais indicados. E apesar de achar meio sem porque essa sua insistência na indicação do Baldwin, pelo que falaram do Matt Damon parece que seria melhor que fosse ele mesmo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s