Comentando o Oscar 2010 – Parte III

Nesta terceira parte da seqüência de posts especiais sobre o Oscar 2010, comento as categorias de Efeitos Visuais, Montagem, Filme Estrangeiro e Animação. Mais uma vez, lembro que quando digo que algum filme “deveria levar” desconsidero aquele que acho que “leva”, a menos em casos extremos em que nenhum outro merece o prêmio, o que não foi o caso em nenhuma das categorias desse post. Segue:

Melhores Efeitos Visuais (3/3)
– “Avatar”
– “Distrito 9”
– “Star Trek”

Esta aí a categoria mais “justa” da premiação este ano. Ainda que em escalas diferentes, Avatar, Distrito 9 e Star Trek apresentaram mesmo os melhores trabalhos de efeitos visuais entre os concorrentes. Claro, existe uma óbvia vitória aqui para Avatar, mas a sutileza com a qual foram usados os efeitos em Distrito 9 e, principalmente, Star Trek garantiu suas indicações aqui. As ausências de 2012 e Transformers: A Vingança dos Derrotados foi bastante válida.

Leva: “Avatar”
Deveria levar: “Avatar”
Faltou: Nenhum

Melhor Montagem (3/5)
– “Avatar”
– “Bastardos Inglórios”
– “Distrito 9”
– “Guerra ao Terror”
– “Preciosa”

A presença de Preciosa nesta categoria chega a ser curioso, ainda que não apresente tanto risco aos demais indicados. A disputa maior nesta categoria parece ser entre os campeões em indicações Guerra Ao Terror e Avatar. O longa da ex de Cameron sai na frente por se tratar de um filme de guerra, o que parece agradar bastante os votantes nesta categoria. Ainda assim, não seria surpresa uma vitória de Bastardos Inglórios ou Distrito 9, visto que ambos também apresentam ótimos trabalhos nesse aspecto.

Leva: “Guerra Ao Terror”
Deveria levar: “Bastardos Inglórios”
Faltou: “(500) Dias Com Ela”

Melhor Filme em Língua Estrangeira (4/5)
– “Ajami” (Israel)
– “A Fita Branca” (Alemanha)
– “O Profeta” (França)
– “O Segredo dos Seus Olhos” (Argentina)
– “A Teta Assustada” (Peru)

Mesmo com todo o favoritismo que os filmes franceses possuem nesta categoria, a vitória parece quase certa para A Fita Branca, até por que a Alemanha também não fica muito atrás quando se trata de Filme Estrangeiro. Ambos já ganharam vários prêmios e estão à frente dos demais indicados com certa vantagem, mas é sempre bom ficar de olho nos latino-americanos O Segredo dos Seus Olhos – cujo diretor já foi indicado anteriormente – e A Teta Assustada – vencedor do Urso de Ouro em Berlim.

Leva:
“A Fita Branca” (Alemanha)
Deveria levar: “O Segredo dos Seus Olhos” (Argentina)
Faltou: “Samson & Delilah” (Austrália)

Melhor Animação (4/5)
– “Coraline e O Mundo Secreto”
– “O Fantástico Sr. Raposo”
– “A Princesa e o Sapo”
– “O Segredo de Kells”
– “Up – Altas aventuras”

A hegemonia da Pixar nesta categoria poderia ser facilmente quebrada este ano, se Up não estivesse indicado à categoria principal. Coraline foi destaque no Annie Awards, O Fantástico Sr. Raposo foi muito bem de crítica e A Princesa e O Sapo marca a volta da Disney às animações “clássicas”. Ainda com todo esse peso, a vitória de Up é praticamente certa e dará ao estúdio a terceira estatueta consecutiva nesta categoria.

Leva: “Up – Altas Aventuras”
Deveria levar: “Coraline e O Mundo Secreto”
Faltou: “Ponyo”

Anúncios

8 Comentários on “Comentando o Oscar 2010 – Parte III”

  1. Luis Galvão disse:

    Pois é, categorias com vencedores ‘previsíveis’ e merecidos. Também acho que ‘Preciosa’ não deveria concorrer com montagem, e sinto muita falta de ‘Up In The Air’. Up e Fita Branca também são os preferidos de todos, portanto acho que não vai mudar muita coisa.

  2. Anderson disse:

    Realmente 500 dias com ela merecia indicação de montagem. Miopia da academia.

  3. João Paulo disse:

    Acredito que O Segredo dos Seus Olhos deixou de ser azarão para ser favorito, já que todos estão elogiando o filme (a nota do imdb está 8.5 com quase 4 mil votos) e ótima recepção de critica. A Fita Branca pode até ganhar, mas felizmente ganhou um concorrente a altura.

    Sobre animação, Up leva numa boa, mas não por causa da hegemonia da Pixar já que podemos lembrar muito bem que Persepolis e Valsa com Bashir são muito melhores do que os vencedores. Além disso, os mais fortes ou que poderiam ter ameaçado Up eram com certeza Ponyo ou Mary e Max. (recomendo pra vc mano!) mas agora, o unico que chega na frente é com certeza O Fantastico Sr. Raposo, já que Annie Awards, o Bandepe e o time do Ixpó é a mesma coisa, nada por que para alguns fanaticos, não é dificil lembrar que Kung Fu Panda ganhou de Wall-E nessa premiação (apesar de ter achado justo, menos os fãs da Pixar). Vamos ver o que acontece.

    Abraços

  4. Têffo disse:

    sério, eu adorei seu blog.
    tenho visitado uns blogs sobre cinema porque acabei de criar um, e esse é um dos bons que vi.
    sucinto, uniforme, simples e sofisticado.
    eu concordei em várias de todos os comentários que assisti.
    e estou mutiíssimo afim de assistir FitaBrnac a. curiosidade fatal.

    abraç

    • Luis, parece mesmo que as categorias de animação e filme estrangeiro não trarão nenhuma surpresa. Sobre Montagem, sinto falta mais de (500) Dias Com Ela e Star Trek, mas, de fato, Up in the Air merecia bem mais que Preciosa.

      Anderson, é até um crime essa esnobação.

      João, acho que ainda assim, A Fita Branca parece ter a estatueta no bolso já, até pelo fato de ser o único com alguma outra indicação, ainda que técnica.

      Têffo, muito obrigado! 😉

      Abração!

  5. Wally disse:

    Melhor Montagem é a única categoria que não reclamado de ir para “Guerra ao Terror”. Ainda que não seja minha preferida da seleção, é mesmo muito hábil. Efeitos Visuais e Animação são marmeladas… Filme Estrangeiro pode ir para a Alemanha ou para a França, por sua vez.

  6. L. Vinicius disse:

    Em melhor filme em língua estrangeira, “A Fita Branca” pra mim é o melhor de longe, mesmo tendo gostado de “O Segredo de Seus Olhos”. E acho que o que faltou MESMO em melhor animação foi “Mary & Max”, eu simplesmente amei o filme.

  7. Matheus Rufino disse:

    Melhores efeitos visuais me agradou muito também, e foi uma categoria que foi ótimo não ter surpresas. Já essa indicação daquela montagem medonha de Preciosa é tão surreal que eu já havia apagado o fato da minha memória, achei que tinha sido uma alucinação que eu tinha tido, levei um susto agora ao ler seu post, tipo: wtf? Isso aconteceu mesmo!? Todos os outros indicados tinham excelentes trabalhos, embora eu torcesse para Guerra ao Terror – em que a montagem é crucial para o filme-, mas, talvez, se tivessem indicado 500 dias com ela, coisa mais do que lógica e justa, eu teria torcido para o filme. Não pude comentar as indicações para melhor filme estrangeiro, e até hoje não posso, só vi A Fita Branca, e se os outros eram melhores, estou perdendo verdadeiras obras primas. A Academia “cantou a pedra” esse ano indicando Up como melhor filme e a categoria de melhor animação perdeu a graça, mas eu torcia pra qualquer filme que não fosse ele, hehe, brinks, tava torcendo pro Sr. Raposo que era muito melhor que o filme da Pixar.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s