Comentando o Oscar 2010 – Parte II

Continuando a seqüência de posts sobre os indicados ao Oscar, comento aqui as categorias de Fotografia, Maquiagem, Figurino e Direção de Arte. Antes, quero deixar bem claro que quando digo que algum filme “deveria levar”, estou excluindo das opções o filme que eu acredito que “leva” para não ficar repetitivo, a menos que eu realmente ache que nenhum dos demais indicados mereça o prêmio. Dito isso, vamos às categorias:

Melhor Fotografia (4/5)
– “Avatar”
– “Bastardos Inglórios”
– “A Fita Branca”
– “Guerra ao Terror”
– “Harry Potter e O Enigma do Príncipe”

O meu único erro aqui foi apostar em Nine ao invés de Harry Potter e O Enigma do Príncipe, mas mesmo apostando no musical, minha torcida era para a fotografia do filme do jovem bruxo. Nesta categoria, vemos um time de indicados bem balanceada, onde facilmente qualquer um pode vencer. Vou pelo retrospecto e aposto no Robert Richardson e seu ótimo trabalho na fotografia de Bastardos Inglórios. Afinal, são seis indicações ao prêmio da Academia, onde ganhou duas. Porém, como disse, qualquer um pode vencer.

Leva: “Bastardos Inglórios”
Deveria levar: “Harry Potter e O Enigma do Príncipe”
Faltou: “Nine”

Melhor Maquiagem (1/3)
– “Il Divo”
– “A Jovem Vitória”
– “Star Trek”

Esta categoria é mais uma em que cometeram o crime de não indicar Distrito 9. O ótimo trabalho de maquiagem no sci-fi merecia uma indicação mais que qualquer um da lista, mas por algum motivo foi ignorado. Bom para Star Trek, que deve vencer com facilidade esta categoria, mesmo com o bom trabalho de maquiagem no estrangeiro Il Divo. A Jovem Vitória me parece um tanto deslocada nesta categoria, principalmente por existirem apenas três indicados.

Leva: “Star Trek”
Deveria levar: “Il Divo”
Faltou: “Distrito 9”

Melhor Figurino (2/5)
– “Brilho de Uma Paixão”
– “Coco Antes de Chanel”
– “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus”
– “Nine”
– “A Jovem Vitória”

A surpresa O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus e o já esperado Nine são os que menos merecem tais indicações. Se queriam indicar a Colleen Atwood que fosse ao menos por Inimigos Públicos. Coco Antes de Chanel traz o figurino como tema central e por isso mesmo deve vencer a categoria, ainda que o trabalho da Sandy Powell apresente um risco considerável. Filmes de época geralmente vencem esta categoria e nenhum dos indicados representa melhor os figurinos grandiosos como A Jovem Vitória.

Leva: “Coco Antes de Chanel”
Deveria levar: “Brilho de Uma Paixão”
Faltou: “Bastardos Inglórios”

Direção de Arte (2/5)
“Avatar”
“A Jovem Vitória”
“O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus”
“Nine”
“Sherlock Holmes”

Onde Vivem Os Monstros, Harry Potter e O Enigma do Príncipe e Bastardos Inglórios eram meus três favoritos no que diz respeito à Direção de Arte. Ainda que os dois primeiros não tivessem chance alguma de indicação, ao menos o trabalho do David Wasco deveria ser reconhecido aqui. Avatar é o que mais me agrada entre os indicados e é o que deve vencer, ainda que muito dali venha de efeitos. Talvez se Nine não tivesse sido tão esnobado, John Myhre receberia seu terceiro Oscar.

Leva: “Avatar”
Deveria levar: “Sherlock Holmes”
Faltou: “Onde Vivem Os Monstros”

4 Comentários on “Comentando o Oscar 2010 – Parte II”

  1. Vinícius P. disse:

    Também acredito que “Star Trek” é o favorito para melhor maquiagem e “Avatar” para direção de arte. Em fotogafia tenho algumas dúvidas, mas não acho que “Bastardos” esteja tão forte. Em figurino penso que “A Jovem Vitória” levará a melhor (só uma pequena correção nessa categoria, pois esse pôster é do telefilme protagonizado por Shirley MacLaine).

  2. Wally disse:

    Só acho que figurino está entre “A Jovem Vitória” e “Brilho de uma Paixão”. Já fotografia aposto em “Avatar” mesmo, que é bem capaz de varrer todas as técnicas.

    E também amo a fotografia de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”!

    • Vini, my bad! Já troquei, valeu! Como eu disse, acho que A Jovem Vitória melhor representa os figurinos de época, que costumam vencer esta categoria, mas ainda assim aposto em Coco Antes de Chanel. Achei o trabalho de figurino impecável e original.

      Wally, eu gosto de todo o trabalho técnico de O Enigma do Príncipe, mas, infelizmente, a Academia não reconhece isso. Uma pena.

      Abração!

  3. Matheus Rufino disse:

    Achei uma puta falta de sacanagem A Fita Branca não ter levado melhor fotografia, xinguei muito no twitter na época! Tu não devia ter visto o filme ainda nessa época, só pode, é assim, de explodir a cabeça, ou melhor, os olhos, de tão foda “too much beauty!”. Melhor maquiagem eu não vi nenhum dos indicados, mas apostei em Star Trek também, figurino só vi Nine. Absurdo colossal não terem indicado Onde Vivem Os Monstros pra melhor direção de arte, mas já esperava, e não acreditava que Avatar fosse ganhar com um trabalho tão digital, pra mim a Academia era mais conservadora nessa categoria, me surpreendeu, mas foi legal, mereceu, Sherlock também merecia.


Deixe um comentário

